31 de julho de 2006

O caçador de pipas (The kite runner - Khaled Hosseini)

Conta a narrativa da vida completa de Amir, um menino de uma boa família do Afeganistão, do qual nunca foi conhecido por sua corragem. Tinha seu amigo Hassan, um hazarra da família, do qual mamaram no mesmo peito (um de cada vez) e sempre ele que tirava das emboscadas, e demonstrava a corragem que ele achava que deveria ter para que seu pai fosse orgulhoso de si. Amir sentia que sei pai não o via como "o filho que pediu à Alah", e isso o aterrorizava todos os dias e piorava ainda mais a medida que falhavam suas tentativas frustradas de se aproximar de seu pai. Seu baba era um homem muito conhecido e bem de vida, do qual muitos afegãos o admiravam pela sua generosidade e por ajudar até mesmos desconhecidos.

Mais tarde, o Afeganistão entra em guerra, Amir e seu pai fogem para os Estados Unidos, o talibã toma conta do Afeganistão, e Amir descobre o amor e muitas coisas sobre sua vida e seu passado, assim como também a chance de pagar por todos os erros que tinha cometido.

Impressionante como os personagens se ligam. Uma história bonita sobre traição, amor, guerra, coragem, dignidade e afeganistão, sendo a primeira obra de um afegão, Khaled Hosseini, que nos mostra como Afeganistão era antes de morrer nas mãos do Talibã.

O livro possui muitos fãs no Brasil e tem inspirado até uns dudes praianos veja a foto eheeh:

Nota 9,0