27 de setembro de 2006

O senhor das armas - The Lord of War(2005)


Se seu amigo diz que tem um filme legal sobre comércio legal e ilegal de armas, onde os percursonistas são diplomatas, burrocratas, generais e todo tipo de pessoas sádicas, você não vai dar muita bola, vai falar "Ah... Qualquer hora eu alugo e assito..."

Dirigido e escrito por Andrew Niccol. Andrew Niccol, meus sinceros parabéns, você é bom cara!

Qual a primeira lição pra quem quer iniciar com tráfico de armas? Não ser atingido por sua mercadoria, é lógico. Com sátiras sutis, um filme que é uma obra de arte, cada cena poderia ser pintado um quadro. Até os pensamentos de Yuri Orlov são tão bons, que você começa a torcer para que ele consiga continuar bem nos seus negócios, e acreditar que suas ações têm as melhores das intenções, e acreditem, acaba gostando do personagem.


Nicolas Cage estrelando como Yuri Orlov, interpreta um homem que é o melhor em sua área, mesmo que seja ilegal, e tenta convencer-se a si mesmo que o que faz não é tão errado. chega até a dizer: "Gostaria que todas as balas que vendo errassem seus alvos, mas que os atiradores não parassem de comprar". A pois a gente compreende você meu caro.

Dribando as leis internacionais, comprando gente, subornando generais com muita esperteza, ele consegue tudo o que quer. A mulher dos seus sonhos de infância, viagens pelo mundo, motorista particular, dinheiro, poder, carros, mas não consegue a felicidade, pois está preso num inferno que ele mesmo criou.


Se você é daqueles que como eu, quando começa a assistir um filme, já sabe até como vai acabar a história, nesse te garanto que não vai sentir o gosto do "de já vu". Não vou contar o filme para não estragar a supresa, mas é como na vida real, o dinheiro e o poder fala mais alto.

Excelente, limpo, sólido e original. O melhor filme que eu assisti nos últimos tempos. Até a música principal é boa, me lembra as cenas da vida de uma bala. Assistam galera!

Nota 9,5


Extras


Site oficial: The Lord of War

19 de setembro de 2006

Relato de um profissional de TI indignado

Sempre gostei de computadores. Quando entrei na Universidade, com orgulho comprei minha camiseta do meu curso do Cefet(hoje UTF-PR). Eu não entendia de informática, mas colegas que tiveram contato com essa tecnologia desde a infância se sentiam mais orgulhosos, pois já entendiam da "coisa". Sabiam crackear qualquer jogo, descompilavam com orgulho o trabalho feito em pascal por colegas menos "espertos" e se sentiam com sabedoria suficiente para dizer que a informática não dava dinheiro. Alguns trabalhavam em lojas de peças trazidas do Paraguay, e sempre tinham o download do último jogo que saiu.

Muito triste pra mim saber que informática não dava dinheiro. Um dos dias mais felizes da minha vida foi saber que fiquei em terceiro lugar no vestibular. Porém não foi nada fácil ainda bem jovem ter que largar família e amigos na pequena cidade onde nasci pra tentar um futuro mais próspero, conquistar algumas coisas com meu trabalho, e mais tarde poder voltar de visita para lá com orgulho, dar um presente simples aos pais, e dizer que graças à eles lutou e conseguiu vencer na vida. E ao invés de aprender instalar um joguinho, do qual era meu primeiro objetivo, aprendi que informática não dava dinheiro.

Passei no curso mais concorrido que tinha no CEFET(hoje UTF - Universidade Federal Tecnológica) na época, e após formado, entendo o que esses "micreiros" da universidade queriam dizer. Eles estavam falando apenas de Pato Branco. Eu que na época duvidava agora acredito. Todo empresário sonha em dominar o mundo, arriscam pagar salários baixíssimos para profissionais que são obrigados à encontrar uma maneira de se manter atualizado de forma mágica. Não podem se ausentar nenhum dia da empresa, nem que seja para fazer um curso que poderia melhorar processos internos. Pagar então parte do curso do funcionário, isso soa como uma piada na mente dos nossos capitalistas.

Tem empresários que fingem que esqueceram as férias de seus "peões". Esqueceram nada, como vão esquecer se eles também pensam nas deles, e se esqueceram, não sei ainda como organizam as outras partes de sua empresa. Pois afinal, quem "meche" com informática não tem vida pessoal, não pratica esportes, não gosta de tomar sorvete com a namorada, e só gosta de ficar lendo documentos técnicos que amanhã cedo estarão defasados e de consertar o software que um antigo programador desleixado fez às pressas pra atender os primeiros clientes. Programador que hoje talvez seja o dono da empresa.


Empresa que ama tanto que acha que vai poder ficar pra sempre contratando estagiários temporários que assim que aprendem fazer um algoritmo trocam de empresa como se troca de cueca, esses que ainda as vezes se sentem culpados, por talvez acharem que não deram o retorno aos empresários, dos quais supostamente deram uma chance deles de ganhar experiência. Isso está errado. Não se deve ter pena desses empresários, eles nunca vão colocar os interesses pessoais dos empregados na frente dos lucros deles. O que eles querem é encontrar uma alma iluminada que aprenda rápido uma linguagem de programação e que não perceba que está sendo explorado tão cedo. E se sair, "tudo bem!" eles devem pensar, a cada 6 meses surgem dezenas de novos estagiários sedentos por experiência nas faculdades próximas.

Tudo bem? Será que eles acham que vão continuar crescendo apenas renovando seus estagiários de tempos em tempos? E sem documentação ainda, pra um novo funcionário tornar-se produtivo, não é tão simples assim.

Mas antes de continuar lendo, não se esqueça, sempre há exceções, dá pra contar nos dedos mas há. Eu conheço empresários de minha confiança não agem desta forma.

Todos tem ambição, inclusive eu. Será que seu eu conseguir montar um empreendimento vou esquecer de tudo isso que passei? Me tornar um sangue-suga de tecnólogos? Pedir pra eles chegarem sem um minuto de atraso, e que façam tudo com perfeição, então depositarei seus pagamentos sempre lá pelo dia 15 do mês, data em que as contas já eram pra estar pagas e esquecidas? E de vez em quando, lembrar das boas práticas, e dizer um "muito obrigado", como se isso quitasse as contas deles na praça? Se um dia eu fizer isso, faça-me um favor, me dê um tiro. Será que não vou pagar vale-refeição? Se não pagar, como requisito pra entrar na minha empresa será o funcionário estar morando com a mãe. E que reze bastante também, por que com o salário que com o salário vou oferecer ele nunca vai poder ficar doente, e nem ir ao dentista. Ir num bar com os amigos pra olhar umas meninas e esquecer os problemas? aí já está pedindo demais né, você não vai se encaixar no perfil.

Uma vez eu até pedia aumento, como se fosse uma vergonha. Ganhei, mas foi só cinquenta reais. Deu uma diferença enorme, poderia almoçar 4 vezes no mês com dignidade em um restaurante. Só que pra fazer isso teria que continuar ir a pé pro trabalho.

É incrível como eles querem ser líderes se não sabem o princípios básicos. A empresa é feita de pessoas e não o monte de fios e computadores. Esses podem ser facilmente substituídos, pessoas não.

Sempre quando converso com professores gosto de observar a cara de choque deles, eu por gosto, e sem sentir-me envergonhado, entro no assunto e digo, "ganho 800 reais por mês"(2 salarios mínimos, tem frentista que ganha mais e se estressa menos, sem desmerecer a profissão). Eles abrem a boca e a primeira coisa que dizem é: "Nossa, pensei que ganhava pelo menos uns 3 mil". Mas a culpa é de quem? Dos empresários, negativo! Eles estão cavando o próprio túmulo, é obvio que nunca vão dominar o mundo como pretendem, estão apenas retardando sua derrota, e pegando apenas os novatos e covardes experientes em tecnologia que tem medo de sair. Ou outros que por algum motivo(uma promessa do patrão acompanhado de um brilho nos dentes) ficam.

Pedir aumento? Acho que não adianta. Procure outro emprego. Existem empresas decentes nos centros, e geralmente elas são de média a grande porte, por que será? Será que cresceram porque deram condições de trabalho dignas e um bom salário aos programadores, ou fazem isso porque são grandes? Com certeza a primeira. Recentemente no IDG Now saiu uma reportagem mostrando o perfil dos salários no Brasil, então podemos pensar: "Ah mais o software na cidade grande cobram mais caro...", é verdade,
mas o software que é produzido aqui em Pato Branco é vendido pro mundo inteiro também.

Saibam de uma coisa caros colegas de profissão. Vocês não vão encontrar nenhuma empresa decente que pague menos de 20 reais a hora. Isso não fui eu que inventei, é fonte segura.

Ou então, têm os que pensam que os profissionais dos centros são formados em faculdades melhores e então merecem salários melhores. Lógico que há quem diga, mas converse com um professor que fez mestrado fora, e pergunte se o nível dos trabalhos de TCC das Faculdades Federais de São Paulo ou Santa Catarina são superiores que os nossos. Eu já perguntei pra vários, e a reposta foi sempre não.




Pense na fragilidade de uma empresa que possue alguém bem qualificado ganhando mal, não é do dia pra noite que pode achar alguém que o substitua à altura, e se for pagar o mesmo salário, as chances caem mais ainda. Mas o empresário que queria dominar o mundo sozinho e de forma fácil põem em risco o seu produto e seus serviços ao invés de pagar o que o cara merece. Daí cai em seus ouvidos uma queixa de um cliente e pensa que o problema ta começando, meu amigo, nessa altura o cliente já contou pro sindicato inteiro que seu software não presta e que ignoraram ele apesar de estar em dia com suas mensalidades. Daí passam-se 10 anos com um crescimento quase que nulo e o empregador pensa: "O quê estou fazendo errado?". Daí o caminho mais fácil é colocar a culpa no governo.

Não sei, sempre quis ser empresário, mas será que se eu conseguir vou fazer o mesmo? Será que vou entrar na panelinha de "grandes líderes de TI" de Pato Branco que por baixo dos panos pregam seu cartel de salários. O mesmo cartel que foi ameaçado quando a CPM tentou (e fez) melhorar as condições de seus colaboradores, que aliás, não está lá essas coisas.

Daí os empresários pensam: "..ah mais o capital da CPM é de fora", que piada, como se o software produzido aqui não fosse vendido fora, ou se a moeda daqui valesse menos.

Numa empresa que entrei, no primeiro dia li todas as normas, animado ao estar devorando aquele texto e por saber que interessavam se eu fizesse um novo curso de capacitação por conta própria ou se tinha uma idéia para um novo produto, estariam sempre dispostos à ouvir minha opinião. Mesmo formado e com dezenas de certificados nada mudou, continua a mesma exploração.



O ruim desse tipo de exploração é que quem está sendo explorado as vezes demora a perceber. E nesse meio tempo quer mostrar dedicação, cancelou compromissos, fez hora extra, tudo em vão. Uma questão de tempo pra revolta chegar, e para começar escrever um texto como este.

Como os empresários de Pato Branco dormem tranquilos ao serem responsáveis de toda essa palhaçada? De todo esse atraso regional. Se você é um profissional de TI e está fingindo que está tudo certo, pode ter certeza amigo, que isso é um como um conta-gotas que uma hora vai fazer sua raiva transbordar, daí já não adianta mais, nessa hora que você já tinha que ter um outro emprego, por que amanhã cedo terá o maior desânimo da sua vida em acordar e ir pro trabalho ficar sentado naquela cadeira de espuma vagabunda sem enconsto para os braços, torcendo para que o inverno volte, e anule o calor, para você conseguir parar de suar enquanto tenta se concentrar.

Pato Branco tem um cartél de salários? Quem sou eu pra afirmar? Eu só sei que ganho mal, e todos meus colegas também. O NTI(Núcleo de tecnologia da Informação - www.nti.org.br) seria uma sigla desse suposto cartél? Ouvi dizeres, mas não acho possível, e nem impossível, pois é um excelente ponto de encontro dos líderes dessa pequena máfia. Mas é muito triste acreditar que existe uma corrupção tamanha como um cartél, mas se não existe, será que eles pensam tudo igual então, e se comunicam por telepatia, e todas empresas tem os mesmos lucros e os mesmos gastos.

Coisas que com meus erros acabei aprendendo:
- Siga "seus instintos" ao ouvir promessas do seu patrão. Ele pode estar apenas te enganando, da mesma forma que fez quando vendeu um software que não existia a um cliente. Assim ele vai te sugar o máximo que pode. E seu patrão não é honesto com os clientes ou enrola os mesmos? Com certeza não vai ser diferente com você.
- Você precisa ficar em Pato Branco até terminar a faculdade? Então aproveite e empresa para ganhar o máximo de experiência aproveitável que puder. Assim você receberá propostas e sairá de Pato Branco rapidamente quando se formar.
- Trabalha no suporte? Ensinando usuários à clicar em menus? Estude uma linguagem de programação e tente fazer um software que resolva os problemas de forma mais fácil do que aquele que você dá suporte, talvez até melhor. Se acha muito chato, tente entrar num projeto open source. Seu trabalho será reconhecido por excelentes profissionais que trabalham no projeto, e se eles estão fazendo isso nas horas vagas, é por que ganham bem e não precisam se preocupar em um segundo emprego.
- Aprenda uma linguagem/tecnologia, mas não seja casado com ela. E nunca fale mal das outras. Todas resolvem o problema de sua forma e possuem seus pontos fortes e fracos. E tecnologia sempre irá mudar, assim como as linguagens. Escolha a que você mais gostar e trabalhe com prazer, que você vai resolver qualquer problema. A faculdade não te ensina a programar? Claro, nenhuma fará. Quem elabora as ementas são pessoas inteligentes, eles sabem que tu ta fazendo faculdade em um curso abrangente que precisa de pessoas pesquisadoras que se viram pro resto da vida, e não de uma linguagem ou framework específico, pois se fosse assim, tu ia ter que fazer uma faculdade por ano.
- Converse com seus professores e colegas sobre quanto ganha, você não deve ter vergonha de quanto recebe, quem precisa ter vergonha são os empresários patobranquenses, que criaram esse cartél cada vez mais evidente.
- Preste atenção nos sites de emprego, eu já vi muitos casos darem certo com amigos. Pelo menos com informática.
- Não se sinta mal em sair da sua empresa por convite de uma proposta melhor. Você deve ir onde for melhor pra você, pois se você não cuidar de seu futuro, quem vai? O seu chefe?
- Busque um líder, e não um chefe.

17 de setembro de 2006

Amadeus

Se você gosta e entende de música. Se já tentou tirar algumas notas em qualquer instrumento, não pense duas vezes em ver esse filme. Uma verdadeira obra de arte.

Relata sobre a vida de um grande gênio da música clássica, Wolfgang Amadeus Mozart, contado por Salieri, um músico frustrado que tentou se matar(cortando os pulsos, pra variar), pois tinha tirado a conclusão que era a pessoa que mais gostava de música no úniverso, mas não era tão bom, pelo menos, não tão bom ao ponto de suas músicas ecoarem através dos séculos. Enquanto Salieri passava horas compondo uma música simples, Mozart escrevia óperas naturalmente, como se fosse brincadeira, e com uma perfeição indiscutível.

Há bastante pontos verdadeiros sobre a vida de Mozart no filme, como o triste fim de ele ser enterrado em uma vala, sua decadência, e sua dificuldade em ganhar dinheiro apesar de todo seu talento.

Ainda bem que ele trabalhava bastante e nos deixou grandes obras. E para mais detalhes, aconselho ver o filme =)
Nota 8,7

Prêmios


* Oito Oscars
* Quatro Globos de Ouro
* Quatro BAFTAs

Curiosidades


* Mel Gibson fez testes para interpretar o papel de Mozart.
* As cenas foram gravadas com luz natural













10 de setembro de 2006

Derailed (2005) - Pecado Capital

Um filme emocionante. Uma hora estamos com pena de algum personagem e em poucos minutos com o desencadear dos fatos estamos o odiando. Com Clive Owen e Jennifer Aniston

Um executivo bem sucedido que tem uma família que o ama, por acaso, encontra uma linda executiva da qual ele fica apaixonado. Ela estrupada por sua causa o faz cometer diversos crimes e até matar seus amigos com o objetivo de tirar o estrupador de seu pé e de fazer as coisas voltar como eram antes. Parece que o cara é o mais azarado do mundo, destroi sua vida e a de sua adorável família, nada da certo e você torce muito pelo executivo, e o final assim como o resto do filme, é imprevisível.

Minha nota é 8,5





8 de setembro de 2006

Queremos um Chê Guevara no Brasil!!!


Sabemos que corrupção não existe só no Brasil, existe nos países de primeiro mundo e também com os brasileiros. Você é um corrupto se tenta subornar o guarda, ou se compra algo de fornecimento duvidoso ou sem nota fiscal. O problema é que corrupção gera corrupção. Já que o governo nos força pagar taxa de juros até do dinheiro virtual que circula nos bancos, criando impostos temporários que duram mais que nossas vidas como a CPMF, por que ajudar esse mesmo governo a encher seus cofres com 40% do suor do nosso trabalho?

Até no mundo de Star Wars existe corrupção, e levou Darth Vader ao poder foi um golpe de estado. E lendo a história de Ramssés II, vi que no antigo egito também existia corrupção, mas não pelo faraó, e sim pelos ministros. Mas mais do que isso existia o amor do faraó por seu império, do qual estava pronto até para morrer em luta caso fosse necessário. E quem fosse pego praticando corrupção pagava com a vida depois de passar pelo tribunal. Hoje os políticos gastam fortunas na campanha e com comícios e sorrisos amarelos chegam ao poder para sugar o máximo que conseguirem em quatro anos. Daí os trabalhadores esquecem que os que estão no poder na verdade são seus empregados! E a campanha era a entrevista para o emprego! E esses nossos empregados ainda nos roubam, é, os milhões desviados por sangue-sugas e mensalões são o montante dos impostos que pagamos no risoles que comemos de manhã à caminho do trabalho.

Nos discursos falam de pulmões cheios sobre educação e um futuro promissor para o Brasil, como se em 4 anos fossem capaz de corrigir todo o erro cometido na história, como a falta de planejamento e investimento na educação. Não investimos em educação no passado e hoje somos obrigados a investir em presídios. Daí pra resolverem de imediato o problema cria-se bolsa gás, bolsa escola, bolsa família, bolsa vagabundo e por aí vaí. O governo pensa como César, 'dê circo e pão ao povo...".

O Brasil é o celeiro do mundo e grande parte da população passa fome. Mandamos laranjas a preço de banana para outros países, para nos encontrarmos com seu suco industrializado nos mercados.

Somos o país do futebol só por que jogar bola não é uma coisa que se aprende na escola. E as vezes parece que o futebol é o único esporte do mundo. Que é o mais popular devemos concordar, por que com uma bola de meia e duas havaianas já basta para ter um jogo e gazear a escola. E com a globo ajudando ainda a aumentar o mercado futebolístico. Esse cidadão Kane passa para as crianças a histórias dos jogadores, que faltavam o colégio pra jogar bola, e hoje possuem carrões, e sucesso, e ainda exibem suas loiras em festas vip que estampam a capa da Caras. São nada mais que casos isolados, que ja bastam pra piorar ainda a educação do povinho das escolas, pois a profissão legal é ser jogador de futebol. Ser um professor, médico dá muito trabalho, tem que estudar e acordar cedo.

Temos o melhor exército em mata fechada. Como se a mata fechado impedisse o fogo de uma bomba Napalm lançada por um russo. E por falar em guerra, nunca tivemos a coragem de travar uma, a não ser aquela contra o paraguay, que graças ao Brasil eliminou a possibilidade de eles serem o que os Estados Unidos são hoje. Tomaram o lugar da antiga Inglaterra. Quem fez história no ensino médio pelo menos deve lembrar dessa parte. E pra nos dar mais vergonha ainda agora a Bolívia simplesmente rasga um contrato com a petrobrás e toma tudo o que foi construído por Brasileiros e os nossos políticos com sua preocupação com o brasil defendem a atitude. Vejam só , eles amam mais a Bolívia do que o Brasil. Era só o que faltava.

Solução? Só vejo duas. Ou revoltamos todos e criamos uma nova forma de governo, ou acostumamos, esquecemos e fingimos que não estamos vendo, pois assim vai continuar pra sempre. Mas quem sabe até lá surja um Neo Chê Guevara, e quem sabe meu amigo, ele seja você. E por que não?

1 de setembro de 2006

Cinderella Man

Russell Crowe (Gladiador) na pele James Jimmy Braddock. O cara que nunca baixou sua guarda. O filme retrata a vida do pugilista amador de grande sucesso da época instável de 1920. Teve uma boa carreira inicial, mas devido algumas lesões como na luta em que quebrou sua mão em 3 pedaços, foi sendo aos poucos levado ao fracasso. Na época da grande depressão econômica, sua famíla passou fome e foi obrigado pedir ajuda do governo.

Trabalhou nos portos mesmo com sua mão machucada, e após ser escolhido como substituto em uma luta, da qual intitulou de "a segunda grande chance" voltou a treinar e ganhar, até conseguir ser campeão novamente.

No filme não conta, mas ele ainda serviu seu país na Segunda Guerra Mundial. Braddock é sem dúvida um lutador e um exemplo.

O filme é um show de fotografia, você simplesmente pula do sofá. Eu não conhecia a história de Braddock e isso tornava as lutas pra mim imprevisíveis.


Nota: 9,5