10 de dezembro de 2010

WikiLeaks não morre mais!


Lembram da Playboy da Xuxa? Eu não tinha nascido ainda. Sou do tempo que ela descia de uma nave espacial e procurava um reprodutor na Terra.
Mas sei que ela saiu nua na revista, e o Pelé foi louco às ruas do Rio de Janeiro comprando todas as revistas que encontrava pra tentar fazer o mundo esquecesse disso, sumindo com todas as evidências.

O WikiLeaks está passando por situação parecida. Os governos estão tentando boicotar mas sem sucesso. Como o Pelé, estão loucos tentando comprar todas playboys. Já fizeram o Paypal, a Mastercard, Amazon, bancos da Suíça (até eles) pararam de oferecer seus serviços ao WikiLeaks. Chego assim, a conclusão que conspirações governamentais não existem só no 24 hs do Jack Bauer. 

Julian Assange, um dos criadores do site e principal porta voz, estava sendo procurado pela polícia para ser preso, acusado de um crime leve dentro da categoria estupro, conforme as leis suecas. Mas isso é apenas um motivo usado para prendê-lo, pois ele não fez nada de errado, apenas publica os documentos que vazam dos governos. Estupro não é suficiente para ser um dos mais procurados pela Interpol, a polícia internacional.

A Austrália ofereceu asilo mas ele não aceitará, pois diz que o governo australiano irá matar ele em breve, a pedido dos USA. Depois de tanta informação suja revelada desses governos, acredito que isso possa ocorrer.

Mas isso não tem fim, como a Playboy da Xuxa, sempre haverá alguém com uma guardada. Vejam na página http://www.wikileaks.ch/mirrors.html por exemplo, qualquer um pode hospedar uma cópia completa espelho do site WikiLeaks. E também, a cada momento, existem milhares de pessoas baixando torrents com toda informação do site, como foi mostrado aqui. O WikiLeaks já é um organismo vivo.

A mesma Internet que ajudou os governos denunciando crimes eleitorais no Irã,  revelando esconderijos de traficantes no rio, continua fazendo o que faz de melhor, levar a informação de uma parte do globo à outra de forma barata, descentralizada e móvel, ao alcance de muitos (não ao de todos, por enquanto).

Ainda bem existe a web da forma que existe hoje, descentralizada, e a economia já depende dela. Sem esse último fator, os governos já teriam derrubado. 

Informação é poder! Contemplamos o mundo mais democrático que já existiu!

Nenhum comentário: