13 de março de 2012

Copa e Olimpíadas, a prova final se ainda podemos acreditar em mudançano nosso País


Brasil colors
Originally uploaded by Luigi FDV

A Copa e as Olimpíadas vão ser uma prova que nosso país terá de passar para provar se tem, ou não, capacidade de organizar e executar projetos.

Somos um dos países mais caros em termos de impostos quando se olha o retorno em serviços. O dinheiro vai pro governo e não volta em serviços. Pagamos caro por tudo que é industrializado, compare os preços de nosso carros com os do Ebay. Temos o famoso custo Brasil, nunca vamos conseguir competir preço com a China. Um automóvel "popular"custa absurdos 25 mil reais, vem com o painel de plástico, sem freios ABS, sem direção hidráulica e nem um simples item de segurança como o limpador do vidro traseiro. Nossa infraestrutura é precária, preferimos gastar milhões demolindo e reconstruindo uma ponte do que gastar uma fração fazendo sua manutenção. Os professores que cuidam das nossas crianças, o maior tesouro duma nação, recebem um mísero salário. Somos também um dos mais burocráticos para se abrir uma empresa. A reforma tributária que todos sabem que precisam mas nunca acontece.

Até alguns dias atrás, alguém com histórico criminal podia ser eleito. A ficha limpa veio, antes tarde do que nunca. É normal falar em corrupção. Todo mundo conhece alguém que teve que sair da política pois não aguentava mais tanta sugeira. E também me enoja ver o quão comum é ouvir por aí uma história de alguém que na prefeitura deu o famoso "jeitinho" para fazer uma licitação direcionada.

Notou que eu mencionei nós ao invés de o governo? Sim nós somos quem escolhemos os nossos representantes.

A África do Sul, mesmo com todos seus problemas e atrasos, conseguiu sediar uma Copa legal. Se nós não conseguirmos, melhor só fazer carnaval daqui por diante, pois é uma coisa que fazemos extremamente bem. 

Eu acho que o país vai mudar, mas não sei se ainda estarei vivo até lá. Talvez leve umas 3 gerações, se tudo andar certo até lá. Se a Copa e as Olimpíadas tiverem problemas em aeroportos, metrôs e infraestrutura, aí não adianta continuarmos acreditando. Melhor aceitar a idéia de que temos uma país lindo, mas pra tê-lo preciamos aceitar todos esses defeitos. 

Referências


Nenhum comentário: