18 de dezembro de 2012

Opinião sobre o livro "A Cauda Longa (The Long Tail)"

O Livro a Cauda Longa foi escrito pelo editor chefe da excelente revista Wired.


Basicamente faz uma viagem local sobre como o mercado digital, com sua prateleira infinita, forma  uma cabeça, no gráfico de vendas, formadas por hits que se estendem por uma longa cauda, a "Cauda longa". Essa cauda é maior que o mercado de hits que forma a cabeça do gráfico.



Um livro muito bem escrito onde o autor leva o leitora à uma análise sobre a nossa economia atual.
Segundo o autor, os mercados de prateleiras e os hits estão tendo cada vez menos influência, apesar de que nunca vão sumir. Vão ser sempre uma base e um chamariz para os mercados digitais infinitos, formando a cabeça do gráfico. Os hits são essenciais para que os nichos encontrem seu conteúdo mais específico.

Para os nichos encontrarem o que procuram, dependem muito da tecnologia da informação e das "playlists" para separar as recomendações. As playlists possuem a qualidade assegurada pela inteligência das massas. O antigo site mp3.com falhou, tinha muito conteúdo livre, mas ninguém encontrava o que procurava. Era um "monte de lixo"na percepção individual de cada um. Apple fez o mesmo modelo com iTunes, porém com contratos com gravadoras, trouxe muitos hits que chamou o público.

O autor cita diversos exemplos, fazendo comparações e reflexões sobre o Google, Wikipedia com a Enciclopédia Britânica, Ebay, Amazon, BestBuy, iTunes. Também fala sobre modelos de negócios digitais,  os tradicionais de tijolo e cimento, e o mesclados.

Cada vez as ferramentas de produção de conteúdo estão ficando mais baratas e acessíveis, qualquer um pode produzir vídeos, livros e materiais de qualidade (ou não). Esses autores podem disponibilizar suas obras nas mesmas prateleiras digitais dos grandes players. Haverá sempre muito lixo, mas a tecnologia da informação sempre fará as pessoas encontrarem o conteúdo valioso que procuram.

Um livro realmente muito bom pra quem gosta de negócios.

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