25 de janeiro de 2013

Economia voltando com tudo em 2013!?

Gosto muito de economia. Ela não é uma ciência exata, não tem lógica, depende das emoções humanas, ou seja, é como jogar dados. Não adianta estar tudo bem, todo mundo cheio de dinheiro, uma empresa ser espetacular, se quem toma a decisão decidiu vender por que está com medo, ou se vislumbrou uma melhor oportunidade, o ativo vai cair no curto prazo, mesmo a empresa sendo boa.

Mas eu tenho notado algo diferente em 2013. Tenho humildemente percebido muitos negócios acontecendo e muitas oportunidades surgindo. Isso é portanto minha percepção pessoal. Eu nunca vi o mercado tão quente, mas também não sou tão velho assim...

Além do Mercado estar fervendo, o índice do medo nunca esteve tão baixo desde 2008. Pouco medo faz as pessoas abrirem a mão e investir.
VIX - O "Índice do medo"

Outra coisa muito importante: Investidores estrangeiros estão comprando tudo, e as pessoas físicas (CPFs) estão saindo da bolsa. Historicamente é comum ver pessoas físicas sempre indo na contra-mão quando se fala de investimentos.

Fluxo do Bovespa por tipo de investidor

Ao mesmo tempo que isso ocorre, o número de aplicação em Poupança bateu recorde. Bom para os bancos que conseguem dinheiro muito mais barato para investir. Ou seja, pessoas físicas caindo fora da bolsa.

Notícia: Captação da Poupança bate recorde histórico.

Como economia não há lógica, ninguém sabe o que pode acontecer. Mas eu acho que as coisas vão voltar a ficar boas para nós em 2013. 
A Espanha bateu recorde de desemprego novamente em Janeiro/2013, mas mesmo assim as ações continuaram a subir. O mercado já caiu tanto que os preços já podem ter sido descontados.

Sempre tentamos adivinhar o futuro e as chances de perder dinheiro com isso são grandes. Não tem como garantir a decisão dos indivíduos coletivamente. O mercado possui o próprio caos em sua plenitude, mas o caos nas oscilações, pois o mercado é organizado, é claro.

Já que não podemos adivinhar o futuro, o jeito é seguir trabalhando e sempre investindo em empresas boas que respeitam os pequenos investidores, aliás, estando o mercado ruim ou não essa deve ser sempre a estratégia, e em tempos de crise, quando as pessoas estiverem se desfazendo de seus patrimônios valiosos com uma velocidade maior que outras conseguem comprar, é sua chance, pois economia acontece em ondas, e não tente surfar (especular) se você não está disposto a nadar quando cair.

Nenhum comentário: